
São mais de 390 estudantes estudando e pesquisando a vida de sergipanos como Tobias Barreto, Fausto Cardoso, Silvio Romero e Florentino Menezes. Com o apoio da direção da escola e de instituições como o Museu do Homem Sergipano, Instituto Tobias Barreto, e Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe os estudantes passaram a conhecer a história e o pensamento de personalidades sergipanas.
O trabalho inicia com o levantamento de dados. Visitas a museus e conversas com historiadores complementam a etapa da tarefa escolar.
Segundo Arionaldo Moura, o processo tem despertado o interesse dos alunos pela escola e pelas atividades que envolvem a pesquisa. “Eles têm participado ativamente e isso mostra que o aluno da escola pública pode alcançar vôos bem mais altos do que se imagina. É preciso incentivo”.
De acordo com a orientação do professor, os alunos devem formar uma equipe e apresentar o trabalho através de capítulos durante as quatro unidades. No final, a obra deverá ser apresentada em forma de monografia. O primeiro trabalho desenvolvido pelos alunos em 2006 relatou o pensamento de Tobias Barreto, em 2007 foi trabalhado o pensamento de Fausto Cardoso, em 2008 o de Silvio Romero, neste ano estamos trabalhando as contribuições de Folorentino Menezes.
Os melhores trabalhos foram selecionados e podem ser encontrados na biblioteca do colégio como fonte de pesquisas futuras. “Gostaria que a comunidade sergipana tomasse conhecimento desta grande colaboração destes alunos no sentido de valorizar a nossa cultura não permitir que caia no esquecimento os grandes feitos destes sergipanos ilustres” disse o professor.
0 comentários:
Postar um comentário